A quem perguntar? Redes sociais e idiomas

Já parou pra pensar na quantidade de contas que você tem? Vejamos… twitter, orkut, facebook, flickr, wordpress… cansa contar…  Você já percebeu que em cada uma delas e’ possível encontrar formas de aprender um idioma, seja ao encontrar pessoas que partilham os mesmos estudos e interesses, nativos ou quem sabe apenas por checar como os falantes da língua estão se expressando (principalmente informalmente, que basicamente o tipo de linguagem usada). Mas e que tal se aventurar em redes sociais especializadas no aprendizado de língua estrangeira?

O post de hoje e’ curtíssimo, pois vai deixar apenas o texto abaixo apresentar pra vocês algumas redes sociais especializadas em idiomas. Já pensou em perguntar suas duvidas a um nativo do idioma que você esta estudando? Ou quem sabe se tornar o mentor de alguém que deseja aprender português? Vocês vão ver que cada uma das quatro opções tem suas especialidades. Confesso não estar familiarizada com as ferramentas, então que tal vocês deixarem nos comentários suas apreciações dos pontos positivos e negativos das redes que vocês usaram? De qualquer forma eu indico prestar atenção no, e usar o Word Reference Forum para tirar suas duvidas sobre o emprego de palavras e expressões. Veja o dicionário e de uma olhada no fórum, que funciona… muitas vezes em inglês…

O texto abaixo foi retirado da edicao de numero 77 da revista Dicas Info, das paginas 17 e 18, publicada pela editora Abril.

Anúncios

2 respostas em “A quem perguntar? Redes sociais e idiomas

  1. Olá!

    Comecei a estudar francês em junho através do Busuu. No início é muito empolgante (cheguei a completar o A1 em uma semana!), você se cadastra como usuário premium por uma semana e tem acesso aos podcasts, lições em .PDF, lições de gramática, diálogos com áudio, etc., mas depois que você se torna usuário comum perde todas essas funcionalidades (com excessão das lições em áudio), restando o vocabulário basicamente. Ainda assim é um site excelente. É o meu favorito. E se o indivíduo for rápido pode aproveitar sua semana premium para baixar os .PDF’s disponíveis e marcar todos os slides de gramática do site para estudar ou revisar depois. Além disso, o chat é bem legal, e há várias comunidades com fóruns (desde assuntos de gramática até poesia, música, etc.).

    O Livemocha eu conheço há mais tempo, desde ano passado quando comecei a estudar italiano pelo site. Antes havia lições para aperfeiçoar todas as habilidades necessárias no idioma – leitura, fala, escrita e compreensão. Eu o acessava bastante, mas fiquei algum tempo sem acessar meu perfil e quando voltei a maioria dos exercícios estavam travados e só eram liberados à medida que eu ganhasse pontos como professor. Me parece uma forma de incentivar a colaboração entre os usuários, mas o efeito, ao menos para mim, não foi dos melhores. Os brasileiros adoram interagir e quando você vai corrigir algum exercício de um estudante de português já há muitas correções, consequentemente sua ajuda não serve para nada e você não recebe qualificações, permanecendo os exercícios travados. Isto me fez desistir do Livemocha (ao menos por enquanto…). Mas, sou muito grato ao site. Se hoje consigo ler tranquilamente em italiano foi devido às lições que fiz lá.

    Nunca abri conta no WordReference, mas é um site bem útil. Quanto ao LingoFriends, nunca tinha lido nada sobre.

    Abraço e parabéns pelo blog! Está nos meus favoritos e o visito quase todos os dias.

    • Ola’, Luiz, obrigada por sua resposta suuuuuper completa, da’ uma ideia de como funciona mais exatamente essas redes ale’m de direcionar um pouco as pessoas, de acordo com suas necessidades: um complemento ao estudo ou uma ajuda com uma lingua “de leitura”, como e’ caso do seu italiano. Obrigada, alia’s por seus cometa’rios… sempre trazem algo interessante a pensar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s