Leitura Temática: La mer

Há muitos séculos o mar representa lugar de mistério e drama, inspiração de poetas… esse é um tema que não poderia ser esquecido. É um assunto que já fez correr muita tinta, por isso esta é uma seleção difícil de ser realizada. Imaginem, o volume de coisas sobre esse tema é simplesmente infinito! Aproveitamos, então, algumas seleções já feitas por outros sites e trazemos a nossa contribuição com algumas músicas comentadas. Selecione aquilo que for interessante para você  e aventure-se a procurar suas próprias fontes.

Para entrar no clima: sugerimos um passeio por mais uma Exposição virtual “La mer: terreur et fascination”, realizada pela Biblioteca Nacional Francesa, com curiosidades, informações e imagens maravilhosas sobre a relação entre o homem e o mar desde a Idade Média. Acompanhe o passeio ouvindo uma das músicas de Débussy, um compositor francês de músicas clássicas que realmente consegue nos fazer ver o mar apenas com suas notas musicais. La Mer – Claude Débussy (3o movimento Dialogue du vent et de la mer)

.

Músicas comentadas Uma boa forma de se familiarizar com o vocabulário específico sobre o mar, que você vai encontrar em várias leituras, é com música! E aqui, logo abaixo, estão algumas delas, acompanhadas das letras comentadas. Para descobrir outras músicas sobre o mesmo tema veja um site com 93 amostras de canções de diversos estilos e diversas épocas (de Jacques Brel a Les Négresses Vertes) para ouvir on-line, aqui.

.

.

Para a leitura…

  • Se você procura textos literários em torno do tema…  no mesmo site da exposição da BNF há uma antologia que reúne prosa e poesia. Vamos limitar nossas indicações de textos literários a isso, pois a partir dessas sugestões vocês podem encontrar os textos integrais no site da Gallica (Biblioteca Nacional On-line) ou no Wikisource.
  • E se você desejar ler uma revista ou se gosta de revistas especializadas em barcos… veja aqui uma edição de descoberta da revista Chasse-marée.

Para escrever…

Sugerimos ainda do site da exposição da Biblioteca Nacional uma ideia interessantíssima: a partir de alguns esquemas sugeridos você pode criar uma história se inspirando nas imagens! Para escolher, por exemplo, entre tipos de personagens, tipos de desafios a ser enfrentados no mar, descobrir um mundo desconhecido… Veja “Écrire la mer“. Para os professores uma olhadinha no Dossier Pédagogique da exposição é incontournable

Contre vents et marées… Bon voyage!

Link quebrado? Deixe um comentário.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s